quinta-feira, 23 de julho de 2009

Dica – capturando tela com o Scrot.


No dia a dia sempre precisamos capturar telas do computador, seja para montar uma apresentação, mandar para algum site ou qualquer outro motivo. Desde os primórdios da informática existe a tela “Print Screen” para esse fim. Me lembro que o teclado meu primeiro PC um “poderoso 286” já vinha com uma delas e bastava aperta-la que o screenshot estava pronto. Com o tempo forma surgindo programas sofisticados com interface gráfica que permitem fazer capturas de uma janela, normalmente com atalho em Alt+Print Screen é possível ainda capturar apenas um pedaço da janela ou ainda escolher a janela e o programa esperar algum tempo antes de captura-la, o que dá tempo de executar uma ação, como abrir um menu, por exemplo.
O problema destes programas é que são pouco práticos, exigindo que naveguemos por várias janelas antes de ter nosso objetivo concluído. É ai que entra o scrot um programa em linha de comando muito prático e fácil de usar que permite inclusive a captura de tela e sua imediata visualização e edição no programa de escolha.
Leia Mais...
A instalação não apresenta maiores dificuldades, está presente na maioria das distribuições, para quem usa Debian ou derivadas “#apt-get --install scrot”.
Sua utilização é bastante simples pode ser chamado de um terminal ou pelo executor de aplicativos (chamando F2). Existem várias possibilidades vamos nos deter a algumas.
Para capturar a tela inteira
O comando é simplesmente scrot. O arquivo será salvo na pasta home do usuário e seu nome será algo assim 2009-07-23-114905_1280x1024_scrot.png, ou seja data_hora_tamanho_scrot.png.
Variando o nome da imagem e o formato: scrot nome_que_escolhi.jpg
variando o local scrot ~/imagens/screenshots/nome_que_escolhi.png
Capturando uma janela ou seção retangular da tela
O comando é scrot -s, existem aqui duas opções: primeira clicar dentro da janela desejada que será capturada ou clicar e manter o botão pressionado arrastando o mouse e fazendo a seleção desejada. As variações de nome, formato, diretório para salvar também valem aqui.
Capturando a tela com um tempo de espera (deley)
Esta opção é muito útil para capturar janelas com menus e submenus abertos, podendo ser usada em conjunto com a opção -s. Concite em acrescentar a opção -d seguida pelo número de segundos. Exemplo scrot -s -d5 janela.png, captura com um retardo de 5 segundos.
Capturando a tela e editando imediatamente a imagem
Esta é uma das opções mais interessantes do scrot, pertmite que a imagem capturada seja imediatamente aberta por outro aplicativo, para visualização ou edição. Por exemplo queremos capturar uma tela para colocar em uma apresentação e após sua captura queremos editá-la pra colocar realces, algumas notas etc. Para isso usaremos o Gimp. Usaríamos aqui o seguinte comando scrot -e 'gimp $f ' , desta forma o scrot capturaria toda a tela e mandaria para o Gimp que seria aberto para que editássemos a tela capturada.
A ilustração deste artigo foi feita com 3 capturas do scrot e a ajuda do VLC e do Inkscape. Primeiro capturei a imagem de um episódio de Jornada nas Estrelas que rodava no VLC mandando-o para o Inkscape (scrot -s StarTreck.png -e 'inkscape $f'), depois abri novamente o executor de programas no Gnome (F2) repitndo o comando anterior sem executa-lo e rodei scrot -s a partir de um terminal para capturar a janela do executor. Importei a tela capturada para a janela do Inkscape quejá estava aberta com a Entreprize editei um pouco e pronto.
Para quem captura muita tela o scrot pode ser automatizado com scripts e a associação deles a atalhos no teclado ou a lançadores nos painéis do gerenciador de janelas.
Existem várias outras opções e sub opções vale a pena olhar a página de manual do scrot bem como pesquisar na internet.

Nenhum comentário:

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP