segunda-feira, 20 de julho de 2009

Linux é difícil 1 – A impressora


Quando fazia manutenção, apesar da dor de cabeça que as vezes o trabalho me causava, passava por situações no mínimo divertidas.
Certa vez um cliente me chamou com urgência para acertar o computador da contabilidade. Ocorre que o contador trabalhava depois do expediente e era adepto de tudo que não presta na internet e como, apesar da minha insistência o dono do negócio não pretendia colocar um servidor Linux e um proxy na rede o problema era recursivo. E como a única solução viável acabava sendo formatar, já que apezar de meus esforços em manter antivírus atualizado o medo de cavalos de Tróia e spywares era grande. Como o contador não mantinha backups atualizados sempre que acontecia um problema o cara fugia de min de todo jeito.
Leia Mais...
Dessa vez consegui cerca-lo e ele teve que atualizar os backups e eu pude trabalhar. Reinstalei o XP e a parafernália toda finalmente sobrou a impressora uma multifuncional HP 1315 se não me engano. Coloquei o CD no drive e pensei tá quase acabando. Ledo engano o programa iniciava rodava um tempo e lá pela 35ª tela ele dizia que nção encontrava duas dll. Instalei as malditas e nada, voltei ao Google e descobri que quem precisava das tais dll era o programa de instalação, ou seja nem a impressora nem o sistema. Instalei o drive manualmente e pronto.
Nesse momento o cliente falou, “imagina se fosse no Linux” e vi um sorriso sarcástico no canto da boca do contador. Abri minha maleta e saquei menu notebook, com Ubuntu, espetei a impressora e surgiu a mensagem no meio da tela “ HP 1315 ligada e pronta para uso” ou algo do tipo, o sorriso sarcástico mudou de lábios. Comentei, "nunca havia espetado uma impressora destas neste notebook, depois dizem que o Linux é difícil", peguei meu dinheiro e fui pra casa.

Nenhum comentário:

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP