segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dica Tweak – facilitando a configuração do Ubuntu


Apesar de ser uma das distribuições mais amigáveis o Ubuntu ainda existem várias configurações escondidas. Por exemplo configurar um atalho de teclado para executar um aplicativo no Gnome pode requerer alguma pesquisa no google. Com o Tweak este problema fica minimizado. Ele auxilia na configuração de atalhos, associação de arquivos à programas, programas a serem rodados na inicialização. Isso só para citar alguns exemplos. Para muitas das funções do Tweak existem outras ferramentas que realizem a mesma tarefa, mas ele concentra várias possibilidades de configuração em uma única e amigável interface. O presente artigo mostra algumas delas.
Leia Mais...
Para instalar você pode baixar o pacote e instala-lo diretamente ou acrescentar as linhas referentes a sua versão do Ubuntu no souces.list, o que tem a vantagem de facilitar as atualizações. maiores informações no site do projeto aqui.
A barra lateral à esquerda mostra as principais categorias que podem ser editadas. A categoria computador traz informações como o nome do host, distribuição, shell utilizado entre outras.
Na Categoria aplicativos é possível instalar aplicativos populares que não vem instalados por padrão no Ubuntu, com destaque par os de multimídia, alem de uma vasta lista de programas de terceiros. Pode-se também editar manualmente o arquivo sources.list (arquivo que lista os repositórios de aplicação). Existe ainda a possibilidade de limpeza do disco com a remoção de arquivos que não sejam mais necessários, limpesa do cache e de arquivos de configuração de programas desinstalados.
A categoria seguinte, Inicialização, permite ativar um espalha de inicialização do Gnome e selecionar os aplicativos que serão abertos, automaticamente,no início da seção.
Chega-se então à categoria Área de Trabalho. Nela podemos configurar se queiramos ou não os ícones Computador e, Lixeira e Pasta pessoal na érea de trabalho e exite ainda uma opção de configurar a Pasta Pessoal como área de trabalho. Particualrmete acho aúltima opção desaconsselável, pois o ambiente de trabalho fica confuso com uma quantidade grande de arquivos creio que a Área de trabalho deve realmente servir como tal, mostrando apenas o que é muito usado e os projetos em que se está trabalhando mo memento, sendo necessárias limpezas periódicas. Existem ainda nesta categoria opções de configuração das janelas, do Compiz Fusion e do Gnome, sendo todas auto explicativas.

A categoria Pessoal é Bastante interessante. Nela podemos modificar as pastas padrão do sistema, por exemplo onde ficam as imagens os Vídeos, etc. Na seção seguinte, pode-se gerenciar modelos de documentos simplesmente arrastando-os para dentro da janela. Mas o mais interessante é a seção atalhos, onde podemos criar atalhos de teclado para diferentes funções. Para tal basta clicar na coluna comando colar o comando desejado e na coluna teclas, quando o programa enviara uma caixa de alerta pedindo para que se pressione a combinação de teclas desejadas. Eu criei alguns comandos personalizados para o Scrot, é também uma boa forma de atribuir funções à tecla Super (a que tem a logo do Windows), combinando-a com outras para abrir programas que amis usa. Existe ainda uma seção para gerenciar os scripts do Nautilus, que são bastante úteis e serão objeto de um post futuro.

A ultima categoria é a do sistema nela é possível editar as associações entre arquivos e programas. Por exemplo no caso de vídeo normalmente o programa padrão é o Totem, mas muitos preferem outros como o VLC ou Mplayer para alterar basta selecionar o item, clicar no botão Editar, no canto superior direito, surgirá uma jenela com as opções possíveis de aplicativos para abrir o tipo de arquivo, seleciona-se uma e pronto. Na seção Nautilus é possível alterar algumas opções como: Habilitar extensões, mostrar opções avançadas. Existem ainda seções que permitem gerenciar energia e alguns parâmetros de segurança.

Nenhum comentário:

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP