quarta-feira, 29 de julho de 2009

Shutter – Um eficiente capturador de tela com interface gráfica


No outro dia postei uma matéria sobre o Scrot, um programa para capturar telas chamado por comando em um terminal ou no executor de conmandos (F2). O Shutter tem a mesma função só que funciona através de uma GUI sendo um programa bastante poderoso.
Leia Mais...

As capturas de tela


Logo que carregamos o Shutter será apresentada a janela principal do programa, na qual é possível escolher o tipo de captura que se deseja, Tela inteira, janela seleção, como o mínimo para um bom programa da categoria e o diferencial que merece um pouco mais de detalhamento.
Na barra de ferramentas ao lado do ícone seleção existe um botão que permite escolher sub opções, de seleção simples, onde simplesmente arrasta-se o mouse e ao final a captura está pronta. Neste caso pode -se ainda optar pela presença de uma janela de zoom. N opção seleção avançada arrasta-se o mouse e o setor da tela fica iluminado. Ele pode ser movido ou redimensionado e a captura só ocorrerá quando for pressionada a tecla Enter.
Na captura de tela inteira é possível escolher qual o desktop que será capturado. Por exemplo estamos na primeira área de trabalho e queremos capturar a terceira. Selecionamos a opção desejada e o programa girará até o desktop3 e voltara para 1 com a tela capturada.
Na captura de janela é possível escolher pelo dropdown entre as janelas abertas o que é bem prático. Além disso existem dois outros botões que são fantásticos o de seção que seleciona automaticamente uma seção da janela, conteúdo menu, barra de ferramentas etc.. E o botão Web que abrirá uma caixa de diálogo onde será colocada a URL e será capturada ima imagem da página, que inclui a área que ficaria embaixo e seria necessário rolar a tela para vê-la.
Ainda na barra de ferramentas existem mais dois botões um para edição da imagem, que será comentado abaixo e outro para fazer upload da imagem para sites de hospedagem pública, servidores de FTP ou algum local do computador. Falta, no entanto a possibilidade de salvar na rede local.

O principal defeito está pela falta de um acesso rápido a opção de retardo na captura, que fica no submenu Preferências no Menu editar. Mas existe uma compensação, neste submenu é possível configurar parâmetros como aplicativo para abrir a imagem e edita-la, formato e qualidade da imagem, pasta destino, nome do arquivo, teclas de atalho, etc..
O menu Captura de Tela, que também é acessível pelo botão direito do mouse, além de dar acesso a funcionalidades já abordadas como fazer upload de imagens, permite iniciar plugins que aplicam efeitos como distorções, bordas, papel rasgado, etc..

Ferramenta de edição básica da captura


Outra vantagem do aplicativo é a janela de edição. Chamada por um ícone na barra de ferramentas surge uma janela com a captura atual onde pode-se fazer edições simples mas muito úteis como, colocar notas explicativas quadrados e elipses, linhas e setas e inserir outras imagens. Apesar de ser bem simples é muito prática particularmente para documentar aplicativos.
Na figura foi usada a captura de seção e aplicado os plugins papel rasgado e polaroid.

Considerações finais


Quando comparada ao Scrot o Shutter consome mais recursos e perde um pouco em praticidade, mas isto é compensado em recursos, particularmente o de captura da web, eu particularmente uso os dois dependendo da situação.
Guia de instalação
Site do projeto

Nenhum comentário:

  © Blogger templates ProBlogger Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP